Sessão iniciada como:
filler@godaddy.com
DuBois & Silverthorn, 2005
Apesar de desconfortante e injusta, a frase «Diz-me a tua morada... dir-te-ei quem serás!» demarca a realidade de muitas crianças e jovens. Um fator não controlável que define e condiciona a sua vida, perpetuando desigualdades e segregação social. A educação, como oportunidade singular no combate à desigualdade, ainda não conseguiu inverter eficazmente o ciclo de pobreza. E é neste contexto de desigualdade educativa e social que se pretende atuar.
Sabias que a taxa de REPROVAÇÃO em alunos de comunidades desfavorecidas é 5x mais alta do que dos seus pares em contexto social superior?
Monitor da Educação e da Formação em Portugal (2017)
Crianças e jovens inseridos em contextos sociais fragilizados têm cinco (5) vezes maior probabilidade de reprovar ou abandonar a escola precocemente
Indivíduos com baixa escolaridade estão três (3) vezes mais suscetíveis de se encontrar no desemprego, viver na pobreza ou em situação de exclusão social e ter mais problemas de saúde, incentivando comportamentos de risco.
Mais de metade dos jovens com 20 anos não está a estudar e 46 % dos jovens que não completaram o ensino superior deve-se a fatores económicos - numa "sociedade do conhecimento" este é um fator crítico
Em Portugal existem mais de 380 000 alunos sob Apoio SocioEconómico (ASE) (23%), famílias com limitações ou muitas dificuldades financeiras
Cerca de 34 % dos alunos de 15 anos chumbaram, pelo menos um ano. Este número é quase três vezes superior à média da OCDE
Em Portugal, cerca de 90 000 jovens inscritos no ensino básico e secundário (~ 6,5 %) encontram-se numa situação de retenção ou desistência precoce.
O Programa MentorART quer contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera, sustentável e feliz, partindo duma educação mais inclusiva e equitativa para todos.
Pretende-se combater a desigualdade educativa e social, garantindo que todas as crianças desenvolvem o seu máximo potencial, empoderando-as, contribuindo para quebrar ciclos de pobreza.
No longo prazo, pretende-se contribuir para uma mudança sistémica, garantindo que um dia todas as crianças ou jovens que necessitem de apoio terão acesso a um mentor durante a sua passagem pelo ensino obrigatório.
A MentorART surge na sequência do sucesso do projeto de mentoria GAP (Fundação C. Gulbenkian), e afirma-se pela implementação contextualizada do maior programa mundial de Mentoria, Perach, reconhecido pela UNESCO, que conta com mais de 47 anos de experiência, tendo sido implementado em mais de 25 países. Em Israel, o país fundador, o programa impacta anualmente mais de 50 000 crianças e jovens.
O Programa MentorART visa a criação de um serviço nacional de mentoria, um programa robusto, com uma abordagem preventiva, próxima, profunda e regular de mentoria, baseada nas melhores evidências científicas comprovadas a nível internacional, que contribua e estimule o compasso orientador dos alunos.
Temos connosco os melhores parceiros e especialistas de forma a garantir o melhor impacto junto das comunidades em que atuamos.
1. Potencial único
cada ser humano tem um potencial e talento único, independente da sua morada (é um ser especial e irrepetível)
2. Valor social
esse potencial e talento único pode favoravelmente estar ao dispor da sociedade, para uma atuação assertiva, contributiva, positiva e significativa no seu ecossistema
3. Relações potencializadoras
esse potencial e talento único floresce pela qualidade e profundidade das relações que esse individuo encontra, desenvolve e nutre
Guiamo-nos por valores sólidos na implementação de um dos maiores programas mundiais de mentoria...
Temos como missão promover relações potencializadoras que elevem ambições e oportunidades futuras.
Estamos a criar um movimento e serviço nacional de mentoria de elevado impacto. Junta-te a nós.
Para qualquer sugestão, dúvida ou questão contacte-nos
Copyright © 2024 MentorART - Todos os direitos reservados.
Mentoria Make It Happen