Sessão iniciada como:
filler@godaddy.com
Queremos influenciar a redefinição do paradigma social, em especial, do universo Universitário, evoluindo intencionalmente para um Farol Contributivo, com um compromisso de excelência na investigação e conhecimento, mas também com um ativo envolvimento de responsabilidade social.
Adaptamos um modelo de intervenção de escala (projeto Perach), de elevada eficácia, passível de ser replicado, sem comprometimento de qualidade, com uma ambição de cobertura nacional e um potencial de abranger nos próximos anos até 30 000 alunos por ano.
Uma escala desta grandeza poderá proporcionar um impacto de dimensões sistémicas e a movimentação de uma massa crítica de pessoas que poderão influenciar significativamente o paradigma social e contribuir para a superação de ciclos de pobreza em comunidades desfavorecidas.
Pretende-se que o programa MentorART possa vir a ser uma apropriação social ou institucional, tornando-se um serviço de referência nacional na área da mentoria. Um programa que permita que qualquer aluno do ensino obrigatório, que esteja envolto em desafios de foro pessoal ou educativo, possa recorrer a um mentor que o apoiará no seu percurso educativo durante pelo menos 1 ano letivo.
Para isso, tenciona-se construir parcerias sólidas com municípios, Ministério da Educação e recorrer a entidades privadas, como fundações e empresas, garantindo uma sustentabilidade operativa e financeira.
Para com as desigualdades e injustiças sociais. Ser um positivamente insatisfeito, orientando as suas ações com forte compromisso e disponibilidade. Expressando a sua responsabilidade social através de cidadania ativa e solidariedade, devolvendo regularmente à comunidade o que já recebeu, contribuindo significativamente para a prosperidade social.
Promovendo ações concretas que impactem positivamente com o ecossistema social. Partindo de uma escuta cuidada e observação atenta, dialogando, colaborando e valorizando a autonomia, a liberdade, a responsabilidade apoiada, a diferença e pluralidade. Com o objetivo último de mobilizar uma massa crítica de indivíduos (agentes de mudança) que facilitem e promovam uma transformação social de larga escala, positiva e sustentável.
Aspirando a persistência e resiliência perante adversidades, com expectativas elevadas e num constante sentido de possibilidade. Investindo no autodesenvolvimento e autossuperação que inspira os que o rodeiam.
Atuando com base nas metodologias e práticas com melhores indicadores de impacto, cientificamente comprovadas. Instigando a resolução ativa de problemas/desafios de forma criativa e com curiosidade. Desenvolvendo processos adaptáveis, flexíveis e com foco na criação de valor.
Em cada ação desenvolvida e numa abordagem de aprendizagem em serviço (service learning). Atuando de forma explícita, focada e produtiva, num ciclo de ação e reflexão (prática-refletida), projetando a sua intervenção para os extremos, de forma empática e empoderadora.
Para com as ações e processos, visando sempre uma melhoria contínua e aperfeiçoamento. Os intervenientes são modelos de conduta vivos, partilhando aspirações e exemplos positivos (lead by example) com humildade, gentileza, cortesia, brio, rigor e consistência.
O nosso organograma horizontal coloca no extremo mais relevante as crianças e jovens que queremos orientar, capacitar e inspirar. Logo, a seguir estão os nossos mentores, os melhores dos melhores, estudantes universitários, os verdadeiros heróis do programa.
Seguidamente, desenvolve-se toda uma robusta estrutura de retaguarda, direcionada para maximizar o impacto, garantindo a máxima qualidade do recrutamento, formação e acompanhamento permanente dos nossos mentores.
Cada Coordenador MentorART (ex-mentor MentorART), serve e apoia um grupo de entre 30 e 50 mentores. Na retaguarda do coordenador apresenta-se um sistema de supervisão e apoio através do que chamamos o Team Leader (ou conselheiro pedagógico), um profissional e técnico superior, já com uma extensa experiência educativa e de mentoria. No médio prazo, cada Team Leader serve uma equipa entre 30 e 50 coordenadores.
Por fim, temos o Board of diretors e o Advisory Board que tem como propósito remover barreiras e obstáculos, promovendo um aperfeiçoamento contínuo das práticas e instrumentos operacionais.
A implementação do programa MentorART está a ser desenvolvida com o apoio da organização Perach Tutorial, de forma a assegurar a qualidade e a excelência comprovadas do modelo internacional.
Para além disso, recorremos aos nossos parceiros, como a F. C. Gulbenkian e Teach for Portugal e todos os nossos especialistas e parceiros. E claro, escutando ativamente todos os intervenientes, desde os mentorados, mentores, conselheiros-de-escola, docentes à comunidade educativa, numa criação de visão partilhada, num processo de prática-refletida e de aperfeiçoamento contínuo.
De forma resumida, existem 7 grandes grupos de atividades:
1) Recrutamento de coordenadores;
2) Recrutamento de mentores;
3) Capacitação e acompanhamento de mentores;
4) Seleção de mentorados;
5) Matching de mentor-mentorado(s);
6) Mentoria Make It Happen;
7) Medição de Impacto.
Todas as atividades são pensadas e construídas de forma a maximizar a criação de valor e o impacto nos beneficiários diretos e indiretos.
Temos como missão promover relações potencializadoras que elevem ambições e oportunidades futuras.
A desigualdade educativa é ainda uma realidade para centenas de milhares de alunos. Queremos contribuir para superar este desafio!
Estamos a criar um movimento e serviço nacional de mentoria de elevado impacto. Junta-te a nós.
Para qualquer sugestão, dúvida ou questão contacte-nos
Copyright © 2024 MentorART - Todos os direitos reservados.
Mentoria Make It Happen