Na mentoria, as crianças e jovens são colocadas numa contracultura de alto desempenho, permitindo um tempo focado de trabalho refletido e direcionado para os resultados. É possibilitado praticar e desenvolver hábitos e rotinas produtivas, numa perspetiva de corresponsabilização pelos seus resultados e progresso. Usa-se uma abordagem de suporte-autonomia (responsabilização apoiada), garantindo que os beneficiários ganham progressivamente autonomia e tornam-se mais autossuficientes após esta experiência. Utiliza-se o modelo “learning by doing”, a partir de uma experiência didático-lúdica. Uma abordagem baseada em trabalho por projeto, exploração, pesquisa orientada, gamificação, trabalho colaborativo, entre outras.
As atividades desenvolvidas pela equipa de mentores com os mentorandos, incorrem da utilização de tempos extracurriculares, uma a duas vezes por semana, presencialmente.
Utiliza-se o espaço "Escola", como, por exemplo, a biblioteca, sala dos alunos, salas tecnológicas, espaços desportivos e entre outros possíveis locais dentro da escola, para que seja criada uma forte relação de confiança e de proximidade, servindo o mentor como um modelo de conduta, de apoio educativo e de inspiração.
Trabalham-se 4 processos basilares (i.e.: dimensões) de competências essenciais (alinhadas com as áreas de competências do PASEO) que potenciem uma adequada mobilização para contextos práticos e úteis (i.e.: mala de ferramentas sofisticada):
1. RELACIONAR (relação com os outros): desenvolvendo a colaboração, comunicação e liderança;
2. SER (relação consigo próprio): promovendo a autorregulação, sentido de possibilidade e pensamento crítico e criativo;
3. APRENDER (relação com a aprendizagem): potenciando a metacognição, mentalidade de crescimento e planeamento estratégico;
4. ATUAR (relação com o ecossistema): fomentando a resolução de problemas, cidadania ativa e empreendedorismo (baseados na agenda ODS 2030).
Este é um documento de orientação sobre os padrões conduta e código de ética para todos os membros integrantes do Programa MentorART.
A atuação intencional do mentor é desenvolvida em articulação constante com o conselheiro-de-escola (responsável no agrupamento de escolas), com a família do mentorando e com o suporte e feedback contínuo da equipa MentorART, numa relação próxima com um Coordenador e Team Leader.
No programa MentorART, os mentores terão ao seu dispor uma capacitação inicial e contínua diferenciadora, quer para a sua atuação no terreno, quer como forma de desenvolvimento pessoal e profissional.
Têm acesso a uma rede multidisciplinar de especialistas profissionais que promovem sessões de formação / workshops e acompanhamento contínuo nas 12 competências chave a desenvolver na sua atuação.
Acreditamos que esta é uma missão conjunta — criar um novo e melhor sistema educativo e social!
Prémio na categoria de Ação de Voluntariado, enquadrado nas Bolsas Santander Competências | Prémio Ser+ R-VES e Fundação Santander.
Menção Honrosa, em 2024, ao Programa MentorART, no prestigioso Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio (CASES)
Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados.
MentorART | Uma Comunidade de Oportunidades